A mostrar 1–12 de 66 resultados

Ponte de Lima já era habitada antes da romanização, como atesta a existência de alguns castros e de um marco miliário descoberto em 1689 junto ao rio Minho. As marcas mais importantes da fixação romana nesta região são as duas vias romanas, uma militar – a Via IV do XIX Itinerário de Antonino e outra de cariz comercial – a “per loca marítima“. Restam ainda alguns exemplares das respetivas pontes e marcos. No entanto, estações rupestres e monumentos megalíticos fazem remontar a sua origem a tempos muito mais longínquos. Foi D. Sancho I quem, em 1200, mandou levantar os primeiros muros desta vila, chamando-lhe então Contrasta, que significa povoação em oposição a outra, no caso a cidade galega de Tui. Mais tarde, foi arrasada pelos leoneses, tendo sido posteriormente repovoada por D. Afonso II, que em 1262 lhe renovou o foral e confirmou os privilégios e direitos atribuídos ao povo de Contrasta determinando que a povoação passasse a chamar-se Valença.
Foi desde sempre, graças à sua localização estratégica, uma das mais importantes praças-fortes do país, tendo sido inúmeras vezes alvo de incursões de tropéis castelhanos. Ao longo da sua história, Valença constituiu também um importante ponto de passagem de um dos caminhos portugueses de peregrinação a Santiago de Compostela.
Do vasto património da região destaca-se a fortaleza setecentista (tipo Vauban) que testemunha a importância estratégica de Valença como vila fronteiriça; a igreja matriz; a Igreja Santo Estevão; a Capela da Misericórdia; a Rua Direita e o Monte do Faro, onde se ergue o Santuário de Nossa Senhora de Faro. Do alto deste monte é abrangente a paisagem sobre um largo percurso da Ribeira Minho até ao mar. A “ponte velha”, que faz a ligação entre Portugal e Espanha, foi construída em ferro e é um símbolo deste concelho. Na freguesia de Ganfei destaca-se o mosteiro beneditino, mandado construir por São Martinho de Dume ou S. Frutuoso no século VI. Em Sanfins de Friestas encontra-se outro antigo mosteiro beneditino, sendo a sua igreja românica uma referência patrimonial.
Em frente à Capela do Bom Jesus eleva-se a estátua daquele que se diz ter sido o primeiro santo português, São Teotónio (1082-1162).

Entrega de  lindas flores e cestos para presente com entrega Flores em Valença  no mesmo dia!

Entregas rápidas, preços justos e flores frescas e de qualidade com os melhores floristas locais em  Portugal.

Todos os produtos em nosso site estão disponíveis para entregar flores em Valença. Basta escolher o produto desejado, indicar o data e horário preferidos, escrever sua mensagem de presente e os dados da morada de entrega e escolher a forma de pagamento, que cuidaremos de sua encomenda com todo carinho!

Open chat